Festa da Transfiguração - Bênção das uvas


No dia 08 de agosto de 2004, domingo,  foi realizada a Festa da Transfiguração, na qual se comemora a subida de Cristo ao Monte Tabor e sua transfiguração frente aos discípulos. Nesse dia a Igreja Católica Melquita realiza a cerimônia da bênção da uvas, que depois são levadas pelos fiéis. As uvas simbolizam transformação e vida nova. Para saber mais sobre a história e o ícone dessa festa clique aqui.


Pequena Entrada

Pequena Entrada (a Sagrada Escritura é trazida em procissão para o celebrante, antes da primeirs leitura)
 
 

Grande Entrada

Grande Entrada (as espécies de pão e vinho, antes da consagração, são trazidas para o celebrante)
 

Leitura da Bênção

Leitura da Bênção (sobre a mesa, as uvas e o ícone da festa)
 

Aspergindo

Aspergindo com água benta 

Distribuição das uvas
Distibuição da uvas bentas. Ao fundo a fila das pessoas para beijar o ícone, que é segurado por um paroquiano  


A Festa foi notícia na Imprensa. Leia abaixo a matéria do Jornal O Povo, edição de 09/08/2004:


RELIGIOSIDADE

Igreja do Líbano celebra transfiguração de Cristo

[09 Agosto 04h09min 2004]


A paróquia de Nossa Senhora do Líbano celebrou ontem a Santa Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, rememorando o momento em que o Salvador se transfigurou perante os apóstolos Pedro, Tiago e João. É tradição da Igreja Bizantina, por ocasião dessa festa, celebrar a bênção dos frutos, como símbolo da transformação, nova vida e ação de graças ao Senhor.

Uvas são postas no altar por ocasião do ofertório, para receber a benção no final da celebração. Conforme explicou Elias Karbage, um dos organizadores, a festa católica da transfiguração do Senhor é celebrada anualmente a 6 de agosto. Porém, só ontem pode ser festejada na paróquia libanesa.

De acordo com ele, é a representação de que a exemplo de Cristo transformado da sua natureza humana para a divina, o fruto também se transforma do seu estado latente para gerar a vida, tornando-se uma árvore.

Nos ritos finais da celebração, o sacerdote pede ao Pai que abençoe o novo fruto da videira que vai ser partilhado pelos fiéis. São feitos agradecimentos a Deus pela colheita e se pede novas boas colheitas, disse. Monsenhor Philip Fouad presidiu as cerimônias, que foram celebradas pela manhã, às 9h30min, e à noite. Em ambas as missas, também foram feitas homenagens pelo dia dos Pais.


Volta ao alto

Volta para Página Principal